top of page

 

Jovim, Jouvi, do antigo verbo português Jouver, significa jazer, dormir, descansar.

 

A

 

Nossa

 

Gente

                 A Nossa História

 

 

 

 

Jovim, é uma freguesia do concelho de Gondomar, distrito do Porto. É banhada a Sul pelo rio Douro e rodeada a Este pela freguesia da Foz do Sousa e a Norte e Oeste pela freguesia de S. Cosme. Esta localidade encontra-se no coração das margens do rio Douro e do rio de Ferreira.

 

Há cerca de 150 anos, as principais atividades desta freguesia eram a pesca, a agricultura, a filigrana, a marcenaria, a venda de lenha, a moagem do linho, a travessia de cargas e de pessoas entre o lugar de Marecos, Jovim, e Avintes, Vila Nova de Gaia. Assim, os trajes que envergamos, representam este povo antigo e trabalhador.

 

Porém, não era só o trabalho que ocupava os jovinenses, mas também, as festas e romarias, os encontros no final da ceifa, da lavoura, da vindima, da desfolhada, etc... . As danças, os cantares e os instrumentos músicais - acordeões, violas, cavaquinhos, bombo e ferrinhos - fazem-nos recordar estes encontros nas eiras e nos largos desta terra. 

 

Foi para recordar estes tempos antigos e tão ricos em património próprio da nossa terra que a 7 de Novembro de 2003 se fundou o Rancho Folclórico de Santa Cruz de Jovim.

 

 O nosso rancho iniciou a sua actividade a 2 de Janeiro de 2004 e fez a sua apresentação pública em Setembro de 2004. O seu primeiro festival ocorreu a 4 de Junho de 2005 e percorreu o país de norte a sul, passando também por Espanha. Em Abril de 2007 gravou o seu primeiro CD.

 

 Nossa terra é de ouro e filigrana e também de pescador!

 

 

 

Reservatório de água de Jovim, Túnel - 1939
Rua dos pescadores
Moinho do Linho
bottom of page